terça-feira, 31 de maio de 2011

Aprenda cantando!!!

Descontraindo

Relembrando o que vimos até agora sobre carboidratos e lipídios assista o vídeo e cante com agente.
Aprenda e divirta-se :)


A turma dos lipídios

Assista e cante com a turma!!

A musica dos carboidratos


Venha assista e cante!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fique atento no colesterol!


O COLESTEROL

As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídios.

A Associação Médica Americana insiste em que os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %.
A Tabela do Massachusetts General Hospital de Boston adota como níveis normais, para as diferentes idades, a tabela abaixo: 

COLESTEROL TOTAL
Menos de 29 anosabaixo de 200 mg %
de 30 até 39 anosabaixo de 225 mg %
de 40 até 49 anosabaixo de 245 mg %
acima de 50 anosabaixo de 265 mg %

PARA O HDL COLESTEROL DÃO COMO VALORES NORMAIS

Homensde 30 a 70 mg %
Mulheresde 30 a 90 mg %

PARA O LDL COLESTEROL

homens e mulheres50 a 190 mg %
OS RISCOS DE DOENÇA CARDIOVASCULAR RELACIONADOS AOS ÍNDICES DOS NÍVEIS DE LIPÍDIOS NO SANGUE, FORMULADOS PELA AAM AMERICANA SÃO: 
Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 34 mg %.
Se não houver outros fatores de risco, a chance de doença cardiovascular é relativamente pequena. Essa pessoa deve repetir os exames a cada 5 anos e deverá seguir as recomendações para prevenir as doenças cardiovasculares. 
Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 35 mg %.
Primeiro, deve verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico sobre qual a conduta a seguir. Segundo, controlar os outros fatores de risco e terceiro, aumentar a sua atividade física.
Colesterol entre 200 e 239 mg % e HDL Colesterol acima de 34 mg % e menos do que dois fatores de risco.
Essa situação pode duplicar as chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, procurar modificar a sua dieta e aumentar sua atividade física. Nem todas as pessoas que têm esses níveis estão realmente ameaçadas de doença cardiovascular. Fale com o seu médico a respeito disso.
Colesterol total de 200 a 239 mg %, HDL Colesterol menor do que 35 mg % e mais do que dois fatores de risco.
Nesse caso a pessoa pode ter uma chance dobrada de doença cardiovascular assim como as pessoas com menos de 200 mg %. Deverá verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico, que o orientará sobre os controles e as medidas a seguir. Também deverá controlar os outros fatores de risco, corrigir a dieta e aumentar a atividade física.
Colesterol acima de 240 mg %.
O risco de doença cardiovascular é grande e maior ainda, se tiver outros fatores de risco. Deverá verificar o LDL Colesterol e mostrar ao seu médico que vai interpretar os exames. O seu médico irá orientá-lo para reduzir esse e os outros fatores de risco.

DESCONTRAINDO ;)













Fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?465

Falta de carboidratos causa mau humor!!!!


Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), desenvolveram um estudo comprovando que a falta de carboidratos prejudica a producao de serotonina, substancia que controla as emoções das pessoas.
Segundo o estudo, a falta de serotonina provocada pela escassez de carboidratos de algumas dietas, causa mudanças no humor e depressões. Isso porque, quando a substancia é produzida e se torna ativa no cérebro, ela produz um falso sentimento de satisfação, mesmo antes do estômago ficar cheio.
Como o carboidrato aumenta os níveis de serotonina naturalmente, ele efetivamente atua como um tranqüilizante natural, mas tem de ser consumido sem proteínas.
Por exemplo, um prato de arroz estimula a serotonina. Só que se esse prato for acompanhado por alguma carne, a substância não será produzida, pois as proteínas impedem a produção de serotonina.
A cafeína pode causar uma alteração no sistema nervoso central em indivíduos mais sensíveis e causar insônia, irritabilidade, ansiedade e nervosismo. Algumas pesquisas também relacionam a cafeína à enxaqueca. Portanto, modere a quantidade se observar que seu organismo é mais sensível a ela. Sabe onde encontramos cafeína? Ela é encontrada no café, no chá preto, no chá verde, nos refrigerantes a base de cola e no chocolate!


A carne vermelha não interfere de forma direta no humor, mas pode interferir na sua disposição; pois é um alimento rico em ferro, nutriente importante na formação da hemoglobina e a sua falta pode causar a sensação de cansaço. Outra nutriente importante é a proteína que é formada por aminoácidos, nutrientes fundamentais para uma ótima disposição física! Além da carne, encontramos aminoácidos nos peixes, frango, leite e derivados.
E o famoso pó de guaraná? Será que ele realmente melhora a disposição? Por conter cafeína, ele atua da mesma forma que o café no sistema nervoso central. A diferença é que ele é dose adaptativa, ou seja, se você consome X, o organismo depois de um tempo se acostuma e você provavelmente deverá aumentar a dose para sentir esse efeito.

Vá com calma na dieta!!!!



Portanto, pessoas que fazem dietas e ficam irritadiças, devem evitar o consumo de proteína para que os níveis de serotonina se restabeleçam.
Principalmente no caso das mulheres, já que elas possuem menos serotonina no cérebro do que os homens.
 *Antes de pensar em alimentos isolados, seria interessante primeiramente organizar suas refeições do dia para depois introduzir ou retirar alguns alimentos específicos.





http://www.terapiadavida.com.br/Pasta%20Nutricional/Alimente-se%20de%20humor.htm

domingo, 29 de maio de 2011

Lipídios

                                 

São substâncias que possuem como característica principal, a insolubilidade em água, mas são solúveis em solventes apolares.Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.


Alimentos ricos em lipídios


Os lipídios mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboidratos. As moléculas de óleo e gordura são formadas pela união de duas moléculas menores, o ácido graxo e o glicerol.
São exemplos de alimentos ricos em lipídios: leite integralovoscastanha de cajucocoazeite ecarne com gordura.














Funções dos lipídios


Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

-Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
-Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
-Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
-Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

 Todo lipídio possui ácido graxo em sua estrutura.

Hidrocarbonetos  à  Ácidos graxos  à Gorduras  + Óleos

Ácidos Graxos:

São ácidos orgânicos, a maioria de cadeia longa, com mais de 12 carbonos. Essas cadeias podem-se apresentar na forma saturada (sem dupla ligação) ou insaturada (com dupla ligação).
Quanto mais longa for a cadeia do ácido graxo e menor o número de duplas ligações, menor será a solubilidade em água.
Existem ácidos graxos de cadeia saturada (não contém duplas ligações) por não conterem insaturações possuem mais facilidade de empacotamento intermolecular e na temperatura ambiente são sólidos. Ex.: gorduras de origem animal.
Já os ácidos graxos que apresentam instaurações em sua cadeia, possuem dificuldade de interação intermolecular, e na temperatura ambiente são líquidos. Ex.: óleos de origem vegetal.
Os ácidos graxos insaturados podem ser facilmente convertidos em saturados através do processo de hidrogenação catalítica, processo este utilizado para produção de margarina.
Ácidos graxos (AG’s) essenciais: o ser humano é capaz de sintetizar muitos tipos de ácidos graxos, incluindo os saturados e os monoinsaturados. Porém, os AG’s poliinsaturados, devem ser obtidos pela dieta, pois são produzidos apenas por vegetais. Estes AG’s participam como precursores de importantes biomoléculas, como as protaglândinas, com inúmeras funções sobre a contração da musculatura lisa (involuntária) e modulação da recepção de sinais hormonais.
                                      
Trigliceróis (TAG’s):

São lipídios formados pela união de três moléculas de ácidos graxos com o glicerol. Os trigliceróis são ésteres do glicerol. Estes ésteres apresentam cadeias carbônicas longas e achatadas ao glicerol.
 A hidrólise ácida do triglicerol forma ácidos graxos correspondentes e álcool.
São conhecidos como gorduras neutras por não apresentarem grupos carregados.
Os TAG’s podem ser chamados de gorduras ou óleos dependendo do estado físico. Na temperatura ambiente: se forem sólidos são gorduras, e líquidos são óleos.
No organismo humano tanto óleos quanto gorduras podem ser hidrolisados pelo auxílio de enzimas específicas, as lípases (fosfolipase A ou a lípase pancreática), que possibilitam a digestão dessas substâncias.
 A principal função dos trigliceróis é a de reserva de energia, e são estocados nas células do tecido adiposo.

Fosfolipídios:

São lipídios constituídos por uma molécula de glicerol, duas cadeias de ácidos graxos, um grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Os fosfolipídeos são anfipáticos, ou seja, um lado da molécula é hidrofóbico e o outro é hidrofílicas.
São lipídios de membrana, pois formam uma bicamada lipídica, que são estruturas extremamentes importantes para conter substâncias hidrossolúveis. As membranas celulares são elásticas e resistentes graças às fortes interações hidrofóbicas entre os grupos que separam os componentes celulares do meio intercelular.

Esfingolipídeos:

Assim como os fosfolipídeos, os esfingolipídeos também são lipídeos de membrana, porém eles possuem o álcool no lugar do glicerol. Contém três componentes fundamentais: um grupo polar, um ácido graxo, e uma estrutura chamada base enfingóide (longa cadeia hidrocarbônica derivada do d-erito-2-amino1,3-diol). É chamada de base devido a presença do grupo amino.
Há vários tipos de esfingolipídios, e são classificados de acordo com o grupo que está conectado à base esfingóide. Se estiver conectado a um açúcar, o composto chamará glicosfincolipídeos. Existe também, ligada a um éster fosfólico, como a fosfocolina no esfingomielina.

Esteróides:

Lipídeos de cadeia complexa onde o colesterol é a substância principal e fundamental para a formação do esteróide. São solúveis em gordura, possuem uma estrutura básica com 17 átomos de carbono organizada em quatro anéis ligados entre si. Todos os esteróides apresentam a estrutura química: CIiclo-pentano-peridro-fenantreno.

    Colesterol:
É essencial a vida, pois é um reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios (cortisol/aldosterona/testosterona/progesterona), dos sais biliares e da vitamina D. É obtido por meio do colesterol endógeno (a síntese celular) ou pelo colesterol exógeno (pela dieta). O endógeno é sintetizado pelo fígado.
O colesterol é um lipídios esteróide geralmente de origem animal. Por ser insolúvel em água, para ser transportado via corrente sanguínea liga-se a algumas proteínas e lipídeos em uma ligação não covalente, em um complexo chamado lipoproteína.

 Lipoproteínas:
União de proteínas e lipídeos que se unem para melhorar o transporte de lipídeos pelo plasma.
São classificadas através de sua densidade:
LDL (Low Density Lipoproteins) que transporta o colesterol do sítios de síntese (fígado) até as células de vários tecidos.
HDL (High Density Lipoproteins) que transporta o exesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para síntese dos sais biliares.


Conheça um pouco mais sobre o lipídios


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Carboidratos



Os carboidratos são açúcares e participam da dieta de grande parte do mundo. Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono".

Função dos carboidratos

Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: Fonte de energia,Reserva de energia,  Estrutural ,Matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do ser humano.Fornece energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo. Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fortalecimento da maior parte de energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como trabalhar e caminhar.

Exemplos de carboidratos

Estão presentes em bolos, pães e biscoitos, massas, grãos e é a partir da oxidação dessas biomoléculas que tem-se a principal via metabólica de obtenção de energia para a maioria das células não fotossintetizantes.


Classificação dos carboidratos

A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos ou polissacarídeos.

- Monossacarídeos
Frutose:   A frutose é uma cetose encontrada em vários sucos de frutas e também no mel. É o açúcar de sabor mais doce que se conhece.

 Galactose: Não é encontrada na natureza na forma livre de um monossacarídeo. Sua ocorrência mais importante se dá no Leite.

Glicose: Trata-se do mais comum dos açucares com seis carbonos na molécula e também a única aldose que é comumente encontrada na natureza na forma de monossacarídeo. *Curiosidades: Industrialmente a glicose é produzida por meio de hidrólise (quebra sob a ação da água).

- Dissacarídeos

Lactose: É o açúcar presente no leite. Suas moléculas são formadas pela combinação de uma molécula de glicose com outra de galactose:

Maltose: Está presente no MALTE. É utilizada na produção de algumas bebidas alcoólicas, como a cerveja e o uísque. *Produção: Durante a produção do Malte, o amido presente nos grão dos cereais sofre hidrolise total ou parcial, dando origem a unidades menores: moléculas de glicose (monossacarídeo), maltose (dissacarídeo) e dextrinas (formada por dezenas de moléculas de glicoses unidas).

 Sacarose:  Encontrado em muitos vegetais e suco de fruta, cada uma de suas molécula é formada pela a união de uma molécula de glicose e outra de frutose. Curiosidade: No Brasil, a produção é feita a partir da Garapa, o caldo obtido pela moagem da cana-de-açúcar. Em muitos paises, a sacarose é fabricada a partir da Beterraba.

- Polissacarideo

Amido: O amido é uma longa molécula formada pela união de muitas moléculas de glicose. Ele pode ser representada pela formula ( C6H10O5)n e não possui sabor doce e ele pode ser facilmente testado utilizando-se uma solução de iodo.

Glicogênio: O excedente de glicose que passa para o sangue após uma refeição não permanece nele – caso contrário, o individuo entraria em hiperglicemia. Esse excedente é armazenado nos músculos e no fígado.

Celulose: É um polissacarídeo de beta-glicose e um importante material estrutural que forma a parede das células vegetais. *Curiosidade: Estima-se que cerca de 50% da matéria orgânica existente em nosso planeta corresponde à celulose. Ela não é digerida  pelo organismo humano, que não possui enzimas digestivas com tal finalidade. A celulose presente na madeira usada para a fabricação de papel, no algodão é utilizada na fabricação de fibras têxteis industriais destinada a confecção de roupas, cortinas e sacarias

Saiba mais sobre os carboidratos: