segunda-feira, 30 de maio de 2011

Falta de carboidratos causa mau humor!!!!


Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), desenvolveram um estudo comprovando que a falta de carboidratos prejudica a producao de serotonina, substancia que controla as emoções das pessoas.
Segundo o estudo, a falta de serotonina provocada pela escassez de carboidratos de algumas dietas, causa mudanças no humor e depressões. Isso porque, quando a substancia é produzida e se torna ativa no cérebro, ela produz um falso sentimento de satisfação, mesmo antes do estômago ficar cheio.
Como o carboidrato aumenta os níveis de serotonina naturalmente, ele efetivamente atua como um tranqüilizante natural, mas tem de ser consumido sem proteínas.
Por exemplo, um prato de arroz estimula a serotonina. Só que se esse prato for acompanhado por alguma carne, a substância não será produzida, pois as proteínas impedem a produção de serotonina.
A cafeína pode causar uma alteração no sistema nervoso central em indivíduos mais sensíveis e causar insônia, irritabilidade, ansiedade e nervosismo. Algumas pesquisas também relacionam a cafeína à enxaqueca. Portanto, modere a quantidade se observar que seu organismo é mais sensível a ela. Sabe onde encontramos cafeína? Ela é encontrada no café, no chá preto, no chá verde, nos refrigerantes a base de cola e no chocolate!


A carne vermelha não interfere de forma direta no humor, mas pode interferir na sua disposição; pois é um alimento rico em ferro, nutriente importante na formação da hemoglobina e a sua falta pode causar a sensação de cansaço. Outra nutriente importante é a proteína que é formada por aminoácidos, nutrientes fundamentais para uma ótima disposição física! Além da carne, encontramos aminoácidos nos peixes, frango, leite e derivados.
E o famoso pó de guaraná? Será que ele realmente melhora a disposição? Por conter cafeína, ele atua da mesma forma que o café no sistema nervoso central. A diferença é que ele é dose adaptativa, ou seja, se você consome X, o organismo depois de um tempo se acostuma e você provavelmente deverá aumentar a dose para sentir esse efeito.

Vá com calma na dieta!!!!



Portanto, pessoas que fazem dietas e ficam irritadiças, devem evitar o consumo de proteína para que os níveis de serotonina se restabeleçam.
Principalmente no caso das mulheres, já que elas possuem menos serotonina no cérebro do que os homens.
 *Antes de pensar em alimentos isolados, seria interessante primeiramente organizar suas refeições do dia para depois introduzir ou retirar alguns alimentos específicos.





http://www.terapiadavida.com.br/Pasta%20Nutricional/Alimente-se%20de%20humor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário